COMPORTAMENTO NAS ESTRADAS

COMPORTAMENTO NAS ESTRADAS Mais de uma faixa lado a lado - Quando ultrapassamos um veículo, tentamos fazer isto o mais rápido possível, para não ficarmos expostos ao tráfego contrário mais do que o necessário.

Mas e no caso de ser uma estrada de sentido único (mais de uma pista na mesma direção) ?

Por exemplo, se estivermos na pista rápida, estamos ultrapassando carros continuamente. Ou, não estamos na pista rápida, e há um congestionamento na pista ao lado (numa rampa de saída, por exemplo).

No primeiro exemplo, se estivermos rodando a uma velocidade normal, parecida com a dos outros carros na nossa pista, então provavelmente deve haver uma diferença de 15 a 25 Km/h entre a nossa e a outra pista. Nosso maior risco é um carro resolver mudar de faixa sem nos enxergar. Por isso, claramente precisamos prestar bastante atenção nos carros ao redor.

No segundo exemplo, nossa velocidade é bem maior que a dos carros da pista ao lado. Mas muitos dos motoristas não querem ficar presos na pista deles, por isso estão procurando uma oportunidade para embicar em nossa pista.

Se você estiver 15 Km/h mais veloz que os carros da pista ao lado, existe uma grande chance de você não ter tempo para reagir e evitar um acidente.

Simplesmente o risco não vale a pena qualquer tempo que você possa ganhar, (e que geralmente não é muito) nessas situações.

Se você estiver na pista rápida, e esta pista estiver significativamente mais rápida que a pista ao lado, saia dela, vá para a direita.

Se você estiver em uma pista que passa ao lado de uma mais restrita, congestionada, afaste-se do perigo indo para a esquerda.

E para chamar bastante a atenção dos carros, mantenha seu farol aceso o tempo todo. Essa medida simples já evitou muitos acidentes, pois torna a moto bem mais visível.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...