LEVANTANDO MOTOS GRANDES

Se você tem uma moto pesada, sabe que pode ser difícil levantá-la sem a ajuda dos amigos. Mas e quando não houver alguém por perto? É aí que entra esta técnica, que permite que você levante motos muito pesadas sozinho.

Primeiramente, é importante tomar cuidado para não se machucar nesta manobra. Faça um pequeno aquecimento, alongamento, e tome cuidado para os pés não escorregarem (na grama, por ex).

Você não deve tentar esta manobra usando os braços ou as costas. Use, em vez disso, os maiores músculos do seu corpo: as pernas.

O segredo para levantar uma moto grande é que você deve empurrar em vez de levantar. Mas se a moto estiver inclinada mais de 45 graus, você vai ter que levantar um pouco no início.

Quanto menor o ângulo de inclinação com a vertical, mais fácil fica pôr a moto de pé. Por isso, os primeiros centímetros vão ser os mais difíceis.

Se a moto estiver numa lomba, você deve girar ela no chão até que as rodas fiquem do lado mais baixo. Mas... dependendo do piso isto vai arranhar a pintura. Se você acha que a pintura vai ser danificada, peça ajuda e levante-a do jeito mais difícil mesmo.

Após, gire o guidão para o batente 'de baixo', o máximo que conseguir. Se possível, trave a direção nesta posição.

Se a moto estiver deitada sobre o lado esquerdo, o apoio lateral (pézinho) deve ficar levantado. Se ela estiver deitada sobre o lado direito, o apoio lateral precisa necessariamente estar abaixado.

Agora, você vai encostar sua bunda (não as costas) na lateral do assento. Olhando para longe da moto, posicione-se para deixar somente a metade de baixo da bunda encostada no assento. Seus pés devem estar afastados não mais do que a largura dos ombros, e plantados FIRMES no solo, cerca de 1 m afastados da moto. Os joelhos, dobrados de 40 a 50 graus. Mais do que isso e vai ficar muito difícil endireitá-los.

Agora apoie as mãos na moto, de cada lado do corpo. Você deve procurar um lugar firme para apoiar as mãos. Comece a andar para trás, empurrando o assento. Se estiver a mais de 45 com a vertical, você deve levantar também.

Quando a moto começar a ficar vertical, a maior parte do peso vai ficar sobre os pneus, por isso vai ser mais fácil. Vá devagar para não correr o risco de uma queda para o outro lado. Com um pé, abaixe o apoio lateral e recoste a moto sobre este.

Se a moto estava caída sobre o lado direito, você abaixou o apoio lateral antes de começar a levantar. Neste caso, ao se aproximar da vertical, vá empurrando devagar e continue até encostar o apoio no chão. Cuidado para não fazer isto muito rápido, ou numa lomba, pois a moto pode cair para o outro lado.

Com um pouco de prática, você conseguirá levantar motos de qualquer tamanho sozinho. Claro, se forem motos muito pesadas, estando completamente deitadas no chão, vai exigir mais força. Mas nada que a "Poção Mágica" do Asterix não resolva...

Um comentário:

pereira.prc disse...

Amigos
Tenho uma BMW K 1200 RS com quase 300 kg.Viajando no interior de Minas na terra a moto tombou.Não havia ninguem e tive que levantá-la sozinho.
Olha que estou com 70 anos.
Grato pela dica.
Abs. a todos

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...