24.10.07

MOTOQUEIROS X MOTOCICLISTAS

Diferentes categorias - É feita uma distinção entre motoqueiros e motociclistas neste blog. Não com a intenção de causar desunião, nem de ser preconceituoso, mas visando o crescimento pessoal de cada um.

Motoqueiros são os barbeiros que "andam" de moto. São aqueles que não respeitam as leis, nem a sua vida nem a dos outros. São aqueles que são imprudentes e não querem mudar, são aqueles que se acham muito machos, ou aqueles que são encrenqueiros. São aqueles que compram peças roubadas, contribuindo para que se roubem mais motos ainda. Estes morrem cedo, e ninguém sente falta deles. Talvez os donos de oficinas sintam falta deles, pois eles são descuidados com suas máquinas, que por isso acabam sempre estragando.

Já os motociclistas são homens (e mulheres) honrados, honestos e que sempre procuram aprender coisas novas e corrigir suas deficiências, pilotando com segurança e confiança. São os motociclistas que respondem pela boa imagem do motociclismo, de camaradagem, amizade, e responsabilidade. Eles cuidam de sua motocicleta como se fosse uma amante, e respeitam seus limites e os da máquina.

A qual grupo você quer pertencer?

21 comentários:

Ivan disse...

Não é nada disso q vc disse.

Motoqueiros, são pessoas (homens) das antigas q pilotavam suas máquinas (motos)

Como em todas as décadas as palavaram mudam o seu sgnificado, como por exemplo Baladas de antigamente era programa dos mais velhos, era um tipo de dança, Hoje balada é outra coisa.

Querem denegrir a imagem e a nomeclatura MOTOQUEIRO.

No começo dos anos 90, houve uma explosão de motos no transito de São Paulo, onde surgiam os MOTOBOYS ( que na realidade trata-se de uma categoria trabalhista e reconhecida).
E exatamente nesta época, o transito de São Paulo já estava caótico e muitas pessoas começaram a comprar suas motos para fugir dos engarrafamentos e a partir dai, estas pessoas se intitularam de MOTOCICLISTAS, por achar que as motos de baixas cilindradas até então pilotadas pelos motoboys irresponsaveis fazendo malabarismo no transito eram os motoqueiros.

Na minha opinião, Os que se intitulam Motociclistas pra mim são os iniciantes dá decada de 90. Motoboy é uma categoria trabalhista.
E irresponsável em cima de uma moto, existe em qq categoria.

Não me considero MOTOCICLISTA, tenho 50 anos nunca comprei peças roubadas, piloto com resposabilidade e me considero com muito orgulho MOTOQUEIRO.

Por favor não denigram a nomeclatura MOTOQUEIRO.

Leiam também sobre o surgimento dos Moto Clubes Americanos e também sobre os considerados Desajustas e Marginais no site www.cascagrossamc.net

André disse...

Eu ia ficar escrevendo por horas aqui o que o Ivan disse em "poucas" palavras. Motoqueiro e motociclista é a mesma coisa.

Joel Silveira Filho disse...

Só se for aí em São Paulo, pois aquí no Rio o termo motoqueiro sempre definiu os individuos que "conduzem" suas motos de forma irresponsável, à moda "bangú", como dizemos aquí. Tenho 68 anos, piloto ha 36 anos, e desde garoto sempre testemunhei que o termo motociclista define pilotos experientes e responsáveis. Essa historia de motoboys, etc, vale somente para São Paulo. No restante do pais, motoqueiro é um termo que define muito bem essa molecada que estão sempre aprontando e morrendo como moscas, lamentavelmente. De uma chegada aqui no Rio e dirija-se a um motociclista chamando-o de motoqueiro; ele não vai gostar!!!

Carim Saliba disse...

hahaha... o cara tem que ser muito coxinha para defender uma classificação dessas...
Na boa, ando de motos desde o início dos anos 90, mais de 20 anos, e nunca me preocupei em saber se sou motociclista ou motoqueiro... e sim em saber como estão meus pneus, minha transmissão, o óleo.
De tanto ver definições idiotas até criei certa antipatia ao MOTOCICLISTA, bobagem, pois estaria entrando nessa onda besta.

Marcelo Lima disse...

Olha pessoal....tenho 46 anos e piloto há apenas 1 ano. Porém, antes de comprar uma moto eu busquei informações, falei com motociclistas esperientes, fiz várias pesquisas sobre pilotagem com segurança,defensiva ..técnicas de frenagem e curvas .. e por aí vai. Hoje eu piloto com muita segurança e sei que poloto bem. Mas, tenho a total convicção que o nosso maior risco de acidentes no trânsito são choques com outras motos de irresponsáveis. Quanto ao termo motoqueiro x motociclista, eu me considero motociclista, pois infelizmente o termo motoqueiro já virou sonônimo de irresponsabilidade no trânsito e é uma coisa que pegou, infelizmente, porque sei que tem pessoas que querem ser chamados de motoqueiros e são muito responsáveis, mas as coisas são assim e eu falo pelo que vejo no meu dia a dia no trânsito, pois eu só uso moto, não tenho carro.
Abraço, a todos.

Fábio Palhari disse...

Antes de tudo, insta salientar que não quero desconceituar ou repudiar o termo "motociclista". Quero apenas demonstrar que agregar conceito desvalorativo ao termo "motoqueiro" é onde mora o erro!

Para isso não preciso explanar a mais que os colegas! Apenas sugiro a leitura do seguinte artigo:

http://blog.fabiomagnani.com/?page_id=7154

Abraço

CHEGA DE PRECONCEITO

MOTOQUEIROS LIVRES

URSÃO disse...

TAMBEM NÃO GOSTARIA DE SER CHAMADO DE MOTOQUEIRO...AQUI NO MATO GROSSO OS BAGUNÇEIROS E LOUCOS SÃO OS MOTOQUEIROS.!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Costa disse...

Você está completamente errado, mude sua opinião, eu faço parte de um Moto Grupo, "MOTOQUEIROS S.A", de Belo Horizonte, somos militares do Corpo de Bombeiros, pessoas muito respeitadas que já pilotam motos a mais de 30 anos, têm muito conhecimento e estrada sobre um moto, escolhemos esse nome MOTOQUEIOS S.A, justamente para tentar acabar com essa besteira de motoqueiro x motociclista, tudo é a mesma coisa, o que importa é o bom senso de cada um e não apenas um nome, espero que você reconsidere sua opinião. Obrigado Eduardo M Costa. www.motoqueirossa.com.br

Anônimo disse...

Querem dizer então que "Motociclistas" não passam de 120km/h nas estradas, seguem todas as regras de trânsito, nunca tomam multas, enquantos os "Motoqueiros" fazem, é isso? Faz-me rir...

Anônimo disse...

Motoqueiro é gíria dos anos 60 e 70, dos "tremendões" que tinham suas "motocas".
O condutor de veículo automotor sobre 2 rodas é motociclista.
De resto, as distinções entre a gíria e o termo "culto" são sempre temporais e regionais.
De fato, são sinônimos.

Rapouso disse...

"corrigindo"

MOTOCICLISTAS x MOTOQUEIROS...
Diferentes categorias - É feita uma distinção entre motoqueiros e motociclistas que não precisava, mas já que ninguém se contenta que motoqueiro é o cara que anda de motoca e motociclista é o cara que anda de motocicleta, vai aí mais uma das frescuras intermináveis.Com a intenção de causar desunião e de ser preconceituoso, além de visar o crescimento pessoal de apenas um.

Motoqueiros são os homens que andam de moto. São aqueles que não respeitam as leis idiotas e curtem arriscar suas próprias vidas. São aqueles que sabem os seus próprios limites e não querem mudar, são aqueles que tem duas bolas ao invés de usar batom, e que em geral são pacíficos desde que não se intrometam na vida deles. São aqueles que compram peças roubadas cientes de que são roubadas, ao invés de pedir pela internet via navio (le-se contrabandeadas) para tb roubar do governo em impostos. porque são esses que cooperam para um país mais corrupto ainda. Esses raros feitos da natureza são de uma vida intensa sem limites. as vezes morrem cedo, as vezes se tornam lendas e seus nomes repercutem para sempre na história do motociclismo. de como levavam a vida como queriam e como tinham apenas dois amores: a estrada e suas motos com quem sempre se preocupavam.

Já os motociclistas são homens (e ou mulheres) quadradinhos, neuróticos que não sabem nada de moto (deixando inúmeras vezes suas máquinas - se é que podemos chamá-las assim - dias encostadas dentro de uma garagem e quando saem, vão direto para a concessionária para o reparo que o mecânico mandar). não estão nem aí para aprender coisas novas sobre suas motos, apenas marcas, nomes, modelos e nomes que vão se destacar no motoGP ou na revista duas rodas deste ano. pilotando com todos os equipamentos necessários e desnecessários não sabem mais o que é o vento no rosto e na segunda feira são qualquer outra coisa, menos motociclistas.São estes motociclistas que respondem pela péssima imagem do que virou motociclismo, de marcas, de produtos originais de fábrica, longíssimo de customização, camaradagem social superficial e já estão passando da hora de sumir de cena

Anônimo disse...

só falou besteira ! http://www.motonline.com.br/motoqueiro-ou-motociclista-e-ponto-de-vista/

EMPREENDEDOR disse...

Motociclistas e Coxinhas pra mim são as mesmas coisas
Tirando a compra de peças roubadas
concordo plenamente.

E tem mais:
Motociclista de Cu é Rola.

Anônimo disse...

Sem sentido isto...eu sempre me defini como MOTOQUEIRO, mas cuido bem da minha moto e não compro nada roubado, pois adoro peças novas e de qualidade.
MOTOCICLISTA: Definição do Detran
MOTOQUEIRO: O cara que acelera forte, mas sabe o que faz e quando se pode fazer com segurança.

Anônimo disse...

O texto está bem escrito em bem definido. Eu poderia escrever ainda:

Os motoqueiros aprendem com os seu próprios erros, já os motociclistas aprendem com os erros dos motoqueiros.

Robledo disse...

Está na alma, infelismente de algumas pessoas, fazer "divisões" com tudo, enclusive com as pessoas. Então vejamos: A pessoa que usa sua moto,geralmente 125cc, pela economia, como instrumento de trabalho durante a semana,chamado motoboy, ou somente como tranporte pessoal, é MOTOQUEIRO. No fim de semana, ocasionalmente ele pega a suma moto, de 600cc ou mais,para lazer, aí ele é MOTOCICLISTA. Então. Tem pessoas que acham que fazendo classificações à esmo, estão demonstando conhecimento. Eu comprei a minha primeira moto através de informações dadas gentilmente por motoboys. Chega de preconceitos que só servem para denegrir a condição humana. Robledo.

Greici disse...

Tenho so 25 anos e ja piloto ha 13acho que estes nomes nao mudam qem vc é e da motociiclista ou motoqueiro oque importa ë a emoçao de pilotar uma titan ou ate mesmo uma boulevard
Ha sem destinçao corremos o mesmo risco

Greici disse...

Nao tem diferença piloto ha 13 anos e oque define o nome para qem rouba é ladrao e nao tem nada haver com motoqueiro e mem motociclista

Anônimo disse...

Não concordo. Desde que o mundo existe a humanidade tem uma necessidade quase vital de se separar em castas. Um sempre está um nível acima,seja em se tratando de religião,política e esportes. O motociclismo embora de forma genérica não seja propriamente um esporte, também é alvo de idéias preconcebidas. O termo motoqueiro vem da palavra "motoca" muito usada pelos jovens dos anos 60 e 70 para se referir carinhosamente as suas motocicletas. Revistas de motociclismo nos tempos modernos decidiram criar uma divisão entre os motoqueiros que usam suas motos como profissão dos motoqueiros que usam suas motos apenas para o lazer. Quem nunca viu em um motoencontro motoqueiros com suas máquinas poderosas furando sinal vermelho ou fazendo manobras proibidas no trânsito? E quem nunca viu um motoqueiro profissional ou um motoboy parar em uma faixa de pedestres para permitir a travessia de pedestres? Tudo preconceito criado por fabricantes de motos ávidos de venderem suas verdadeiras bixeiras como algumas marcas que nem vale a pena citar. E chamar um proprietário de motocicleta de motociclista é pura ideologia! Tudo besteira. motogrupotrinkados.blogspot.com.br

Henrique disse...

Eu sou motocicleiro então ... ou motoquiclista kkkkkkkkkkkkk Relaxa galera e "vamo" pegar uma estrada uhuuu.

Flávio Vidraceiro disse...

Motoqueiro ou Motociclista, de cg ou hayabusa se bater de frente com um carro a 100 kmh vai pro mesmo lugar, as duas palavras são sinônimos a discussão real condiz com a classe alta da sociedade tem que se destacar e desfazer do próximo com menos condição financeira afinal estamos no brasil e essa situação se repete em varios setores na sociedade.
Sou motokeiro e sou motociclista e ganhando ou perdendo SOU FLAMENGO.
ABRAÇO que essa idéia acabe e que os laços que nos unem sejam mais fortes do que os que nos afastariam.

Lista de Postagens